Top 10 Histórias Bíblicas para Crianças: Lições das Escrituras para os Pequenos

biblia-crianca-historias-da-biblia-contos-sagrados-motivacao-diaria

Use essas histórias bíblicas para ensinar às crianças lições importantes da Bíblia. Essas são as 10 principais histórias bíblicas para que as crianças aprendam sobre Deus, Seu Filho Jesus Cristo e a fé cristã.

1- A Criação de Deus: Adão e Eva

Gênesis 1-3

Deus criou o primeiro homem, Adão, e depois criou a primeira mulher, Eva. Ele colocou Adão e Eva no Jardim do Éden para cuidar e cultivar a terra. Deus disse a eles que podiam comer o fruto de qualquer árvore, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus os avisou que, se comessem do fruto dessa árvore, morreriam.

Um dia, Satanás veio disfarçado de serpente e falou com Eva, convencendo-a a comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva disse à serpente que Deus havia dito para não comerem e que morreriam se o fizessem, mas Satanás tentou Eva, dizendo que ela se tornaria como Deus se comesse. Eva acreditou na mentira e deu um pedaço do fruto para Adão comer também. Assim que Adão e Eva perceberam que haviam pecado, sentiram-se envergonhados e tentaram se esconder de Deus.

Leia mais sobre a história de Adão e Eva, suas vidas no Jardim do Éden, como o pecado entrou no mundo e quais foram as consequências por desobedecerem a Deus em Gênesis 1-3.

2- Noé e a Arca

Gênesis 6-8

A história da Arca de Noé é repleta de fé, perseverança e promessa. Noé era um homem que encontrou grande favor aos olhos de Deus. Toda a população da humanidade se tornara má e perversa, e Deus decidiu trazer um dilúvio para destruir a todos, exceto Noé e sua família. Deus disse a Noé para preparar uma arca grande o suficiente para abrigar um macho e uma fêmea de cada espécie de animal e criatura. Por isso, muitas imagens representando a Arca de Noé mostram os animais entrando aos pares.

Quando começou a chover, Noé trouxe sua esposa e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, e suas esposas para a arca. Choveu por 40 dias e 40 noites. Após repousar sobre uma montanha, Noé enviou uma pomba para encontrar terra seca, mas ela retornou. Sete dias depois, ele enviou outra pomba, e ela voltou com uma folha de oliveira, sinalizando que era seguro sair para a terra firme.

Deus prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio e colocou um arco-íris no céu como sinal de sua promessa.

Essa história da Arca de Noé mostra o amor, a fidelidade e o cuidado de Deus para com aqueles que O seguem. Ela também ensina a importância de confiar em Deus, mesmo em tempos difíceis, e sobre a esperança que Ele nos oferece por meio de Suas promessas.

3- Davi e Golias

1 Samuel 17

Davi era o mais jovem dos doze filhos de Jessé. Um dia, a nação de Israel foi convocada para lutar contra o exército filisteu que se reuniu para a guerra. Enquanto os irmãos de Davi foram para a batalha, o jovem Davi ficou para trás. Os dois exércitos se posicionaram de lados opostos de um profundo vale. Um gigante filisteu chamado Golias, com mais de nove pés de altura, veio à frente da linha de batalha filisteia todos os dias por quarenta dias e zombou dos israelitas e de seu Deus. Golias os desafiava para a luta, mas o rei Saul e os israelitas estavam assustados e não faziam nada.

O pai de Davi, Jessé, enviou Davi para visitar as linhas de frente e trazer notícias da batalha de seus irmãos. Davi ouviu Golias zombando de Israel e de seu Deus. Davi foi corajoso e se voluntariou para lutar contra Golias. Ele persuadiu o rei Saul a deixá-lo ir lutar e decidiu não usar nenhuma das armaduras do rei Saul. Davi levou sua funda e recolheu cinco pedras lisas. Golias riu de Davi, mas Davi respondeu que, mesmo que Golias tivesse espada e lança, ele vinha em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel. Davi colocou uma pedra em sua funda e arremessou uma das pedras na testa de Golias. A pedra afundou na testa do gigante e ele caiu. Então, Davi pegou a espada de Golias e o matou, cortando-lhe a cabeça.

Os filisteus fugiram quando viram seu herói gigante morto. Israel venceu a batalha por causa de um menino que tinha fé e confiava em Deus! Leia a história completa de Davi e Golias na Bíblia, no livro de 1 Samuel, capítulo 17, e encontre mais ajuda para estudo e resumos dessa maravilhosa demonstração de fé e provisão de Deus!

4- Daniel na Cova dos Leões

Daniel 6

A história de Daniel na cova dos leões nos ensina sobre as promessas e a fidelidade de Deus, mesmo quando sentimos que tudo está perdido. Esta é uma síntese do relato bíblico da recusa de Daniel a se curvar perante os homens e de como Deus usou Daniel para salvar uma nação. Você pode ler versículos bíblicos mais detalhados nas Escrituras abaixo e usar artigos e vídeos para compreender o significado por trás deste evento ensinador na Bíblia.

O rei Dario era o governante da Babilônia e tinha nomeado diversos homens para ajudá-lo a governar e liderar. Daniel, o líder dos conselheiros, era um homem que acreditava em Deus e seguia os mandamentos do Senhor. Os outros homens não gostavam de Daniel e não queriam que ele estivesse no comando, então eles conceberam um plano para se livrar de Daniel.

Esses homens sabiam que Daniel servia ao Deus de Israel. Eles disseram ao rei Dario para promulgar uma nova lei na qual as pessoas só poderiam adorar e orar ao rei, e se adorassem ou orassem a outros deuses, seriam lançadas na cova dos leões. Os leões famintos devorariam e matariam o transgressor da lei.

Daniel compreendeu a nova lei de Dario, mas manteve-se firme em seu coração para continuar orando e louvando ao Senhor. Daniel orava três vezes ao dia com suas janelas abertas. Quando os homens viram Daniel e o acusaram perante o rei Dario, o rei ficou arrasado porque ele tinha simpatia por Daniel. O rei sabia que não podia mudar a lei, e Daniel foi lançado na cova dos leões.

5- Sadraque, Mesaque e Abednego

Daniel 3

A história de Sadraque, Mesaque e Abednego, no livro de Daniel capítulo 6 da Bíblia, nos conta sobre três jovens judeus que se recusaram a se curvar diante do rei da Babilônia, o rei Nabucodonosor.

Esses três homens cresceram em sabedoria e ganharam respeito como altos funcionários nomeados na Babilônia. Outros oficiais babilônicos, invejosos de Sadraque, Mesaque e Abednego, conseguiram convencer o rei Nabucodonosor a emitir um decreto ordenando que todos se curvassem diante de uma estátua de ouro. Quando os três jovens se recusaram a se curvar e adorar o ídolo e o deus da Babilônia, o rei Nabucodonosor ordenou que fossem lançados na fornalha ardente, aquecida sete vezes mais do que o normal.

Sadraque, Mesaque e Abednego mantiveram sua fé de que Deus os salvaria. Quando o rei Nabucodonosor olhou para o fogo, viu quatro homens andando ilesos na fornalha: Sadraque, Mesaque e Abednego, e o Filho de Deus. O rei os tirou das chamas e os promoveu a cargos mais altos, e decretou que o Deus de Israel deveria ser adorado.

Essa história nos ensina sobre a importância de permanecer fiel a Deus, mesmo diante de adversidades e pressões. Ela nos mostra que Deus pode nos proteger e nos dar coragem para enfrentar situações difíceis. A fé inabalável de Sadraque, Mesaque e Abednego foi recompensada com a presença de Deus ao lado deles na fornalha ardente. A história também destaca a importância de adorar somente o Deus verdadeiro e rejeitar idolatria e falsos deuses.

6- Jonas e a Baleia

Jonas 1-4

Um dia, Deus chamou Jonas e pediu a ele que fosse pregar em Nínive, pois o povo era muito perverso. No entanto, Jonas odiou essa ideia, pois Nínive era um dos maiores inimigos de Israel, e ele não queria ter nada a ver com pregar para eles!

Jonas tentou fugir de Deus na direção oposta a Nínive e embarcou em um navio com destino a Társis. Deus enviou uma grande tempestade sobre o navio, e os homens decidiram que a culpa era de Jonas, então o lançaram ao mar. Assim que Jonas foi jogado na água, a tempestade parou.

Deus enviou um grande peixe, algumas pessoas o chamam de baleia, para engolir Jonas e salvá-lo do afogamento. Enquanto estava na barriga do grande peixe (baleia), Jonas orou a Deus pedindo ajuda, se arrependeu e louvou a Deus. Por três dias, Jonas permaneceu na barriga do peixe. Então, Deus fez com que o grande peixe vomitasse Jonas nas praias de Nínive.

Jonas pregou a Nínive e os avisou que deveriam se arrepender, caso contrário, a cidade seria destruída em 40 dias. As pessoas acreditaram em Jonas, abandonaram a maldade e Deus teve misericórdia delas. Agora, Jonas ficou irritado e amargurado, pois Deus não destruiu os ninivitas, que eram inimigos de Israel! Quando Jonas sentou-se para descansar, Deus providenciou uma planta para dar-lhe sombra. No dia seguinte, Deus enviou uma lagarta para comer a planta. Jonas agora estava sob o sol escaldante, reclamando e desejando morrer.

Deus chamou Jonas e o repreendeu por estar tão preocupado e aflito por causa de apenas uma planta, enquanto Deus estava preocupado com o coração e as vidas de 120.000 pessoas que viviam na cidade de Nínive.

7- Nascimento de Cristo

Lucas 1-2; Mateus 1

Há quase 2.000 anos, uma jovem mulher da cidade de Nazaré, chamada Maria, foi visitada por um anjo chamado Gabriel. Gabriel disse a essa mulher judia que ela teria um filho chamado Jesus e que Ele seria o Filho de Deus. Nesse momento, Maria estava noiva de seu futuro marido, José. Quando ela contou a José sobre a gravidez, ele ficou magoado e confuso, pois não acreditava em sua história. Então, o anjo Gabriel também apareceu a José e lhe disse que Maria estava grávida pelo Espírito Santo e que ela teria um filho chamado Jesus, que salvaria as pessoas de seus pecados.

Maria e José tiveram que viajar para Belém por causa de uma ordem do imperador romano para que um censo, ou registro, de todas as pessoas fosse feito em sua cidade natal. Após viajar grávida em um jumento por vários dias, Maria e José chegaram a Belém, mas foram informados de que não havia lugares disponíveis para ficar. As hospedarias estavam cheias. Vendo que Maria estava prestes a dar à luz, o dono de uma estalagem ofereceu-lhes um estábulo para se abrigarem.

Maria e José se instalaram na palha de um estábulo, onde os animais dormiam. Maria entrou em trabalho de parto, e Jesus nasceu no estábulo. O único lugar para o bebê dormir era provavelmente na manjedoura dos animais.

Nesse momento, um anjo apareceu a pastores que estavam cuidando de seus rebanhos nos campos próximos a Belém. O anjo lhes deu a boa notícia do nascimento do Salvador e Messias, Jesus Cristo. Os pastores foram imediatamente em busca do bebê Jesus, conforme os anjos haviam lhes dito, e o encontraram deitado na manjedoura.

Depois de algum tempo, três homens sábios, também conhecidos como magos, viram uma estrela brilhante no céu que se posicionou sobre o local onde Jesus nasceu. Os três sábios viajaram de uma terra distante do oriente para encontrar o novo rei. Durante a viagem dos sábios, Herodes, o rei da Judeia, se encontrou com eles e pediu que voltassem e lhe informassem onde estava o rei bebê, pois ele também queria adorá-lo. Os sábios continuaram em direção a Belém e encontraram Jesus exatamente onde a estrela apontava. Eles se ajoelharam e adoraram o Salvador, dando-lhe presentes de ouro, incenso e mirra. Em seguida, retornaram para casa por um caminho diferente, pois perceberam que o Rei Herodes não pretendia adorar Jesus, mas sim matar o bebê.

Hoje celebramos o nascimento de Jesus e a vinda do nosso Salvador no Natal. Leia os relatos completos do nascimento de Jesus nos livros bíblicos de Lucas e Mateus.

8- Jesus Alimenta 5000

Lucas 9:10-17; Mateus 14:13-21; Marcos 6:31-44; João 6:5-15

Às vezes, Deus usa coisas inesperadas para nos mostrar Seu poder. Na história bíblica de Jesus alimentando os 5.000, vemos a dúvida dos discípulos de Jesus e a provisão de Deus através de um milagre. O trecho bíblico abaixo detalha como cinco pães e dois peixes foram suficientes para alimentar 5.000 pessoas, com sobras!

Se você estiver em uma situação que precisa de um milagre, dê espaço para Deus agir de maneiras que você nunca imaginou ou sonhou. Às vezes, o milagre não é o que esperamos, mas Deus sabe do que precisamos!

Em Mateus 14, a Bíblia diz: “Quando Jesus chegou e viu uma grande multidão, teve compaixão deles e curou seus doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se dele e disseram: ‘Este é um lugar deserto, e já está ficando tarde. Manda embora a multidão, para que possam ir aos vilarejos comprar comida.’ Jesus, porém, lhes disse: ‘Não precisam ir embora. Dêem-lhes vocês algo para comer.’ Eles responderam: ‘Tudo o que temos são cinco pães e dois peixes.’ Jesus ordenou: ‘Tragam aqui para mim.’ E, depois de mandar que as pessoas se assentassem na grama, pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos, e estes os distribuíram para as pessoas. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. O número de homens que comeram foi de cerca de cinco mil, sem contar mulheres e crianças.”

Essa história nos ensina que Deus pode fazer milagres e prover para nós de maneiras surpreendentes. Ele sempre cuida de nós e sabe exatamente do que precisamos. Confie em Deus, e Ele mostrará Seu poder em sua vida! Lembre-se, mesmo quando as coisas parecem impossíveis, Deus pode fazer o impossível acontecer!

9- Crucificação e Ressurreição de Cristo

Lucas 23; João 19-20; Mateus 27-28; Marcos 15-16; -24

Há muito tempo atrás, Jesus passou por momentos difíceis e tristes. Ele foi pregado na cruz e morreu para nos salvar dos nossos pecados. Mas, depois de três dias, algo incrível aconteceu!

Jesus ressuscitou dos mortos! Ele mostrou que é o Filho de Deus e que tem poder sobre a morte. Foi um milagre maravilhoso!

Algumas mulheres foram ao túmulo e ficaram surpresas ao encontrá-lo vazio. Um anjo disse que Jesus havia ressuscitado!

Jesus apareceu a várias pessoas, mostrando que estava vivo novamente. Ele é nosso Salvador e amigo fiel!

A Ressurreição de Jesus é uma parte importante da história da Páscoa. É um momento de alegria e gratidão, porque Jesus está vivo e nos ama muito!

Lembre-se sempre desse lindo ato de amor de Jesus. Ele venceu a morte e está sempre conosco, nos protegendo e nos amando. Feliz Páscoa!

10- A Ressurreição de Jesus

Mateus 28, Marcos 16, Lucas 24, João 20

A ressurreição de Jesus é a parte mais importante da nossa fé cristã. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele mostrou que é o Filho de Deus e nos deu esperança e salvação. Foi um momento mágico!

Jesus foi preso e pregado na cruz, mas depois de três dias, algo incrível aconteceu! Suas amigas, Maria Madalena e outra Maria, foram ao túmulo e ficaram surpresas ao encontrá-lo vazio. Um anjo apareceu e disse que Jesus havia ressuscitado!

Jesus apareceu a muitas pessoas depois disso, mostrando que estava vivo novamente. Foi um milagre poderoso!

A ressurreição de Jesus nos mostra que Deus tem poder sobre a morte e que podemos ter vida eterna com Ele. É um momento de alegria e celebração!

Vamos sempre lembrar e agradecer a Jesus por nos amar tanto e por nos dar a esperança da vida eterna. Amém!

Deixe um comentário